Sociedade Brasileira de Céticos e Racionalistas 

O que é a SBCR

Principal | O Que éAssocie-seLista de Discussão | Artigos | Links | Contato

 

A Sociedade Brasileira de Céticos e Racionalistas tem o objetivo de promover o ceticismo racionalista e o pensamento crítico, responsável e independente como filosofias básicas no exame de temas como paranormalidade, pseudociência, alegações de fenômenos extraordinários, abordagens alternativas, etc.

Seguindo o modelo estabelecido pelas sociedades de céticos formadas em outros países desde o século passado, e organizações como o Committee for the Scientific Investigation of Claims of the Paranormal (CSICOP, Comitê para a Investigação Cientifica das Alegações de Paranormalidade), a SBCR constitui-se de uma rede de pessoas que adotam essa filosofia e que querem contribuir para o seu crescimento.

Entre as atividades da SBCR estão:

  1. Preparação e disseminação de materiais bibliográficos referentes ao seu objetivo;
  2. Fomento de pesquisas imparciais e objetivas sobre as alegações de paranormalidade e pseudociência;
  3. Realizar congressos, palestras, seminários e cursos;
  4. Manter uma vigilância ativa, examinar e criticar artigos e veiculações na mídia impressa e eletrônica que tratem de forma acrítica e duvidosa fenômenos dessa natureza;
  5. Encorajar a disseminação pública de informações objetivas sobre a ciência, sua prática e conseqüências para a sociedade, através da mídia de massa;
  6. Fomentar esforços educacionais voltados à prevenção e neutralização das crenças, superstições e alegações de paranormalidade e pseudocientíficas por seus praticantes, principalmente entre os jovens
  7. Realizar atividades que favoreçam o contato e a colaboração entre cientistas, acadêmicos, intelectuais, professores, estudantes e outras pessoas interessadas no ceticismo e no racionalismo científico, entre as quais a manutenção de sites na Internet, a edição de publicações, etc.
A SBCR é uma entidade associativa e educacional sem fins lucrativos, fundada em 2001 por cientistas, engenheiros e professores brasileiros ativos na divulgação científica.

Status Institucional

 A SBCR está em processo de formação e de arregimentação dos sócios fundadores. Este processo, que se dá exclusivamente através do site na Internet (www.ceticos.org.br), tem como data limite 30 de março de 2012. Após esse período será apresentada pela diretoria uma minuta de Estatuto para a SBCR, que será discutida, modificada e aprovada pelos sócios fundadores. A SBCR será então registrada oficialmente. Até a finalização de sua constituição oficial, a Sociedade é dirigida por uma Diretoria Pro-Tempore.


Presidência pro-tempore da Sociedade

Renato Marcos Endrizzi Sabbatini
Home Page: http://www.sabbatini.com/renato
Email: 

É graduado em Ciências Biológicas, Modalidade Médica (1968) e Doutorado em Fisiologia e Biofísica (1977) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador convidado do Instituto Max Planck de Psiquiatria (Munique, Alemanha, 1977-1979), professor do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (1970-1983), e professor associado do Departamento de Genética Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), coordenador da área de Informática Médica e pesquisador associado e coordenador do Núcleo de Informática Biomédica dessa universidade. Foi também pesquisador associado e professor do Curso de Especialização de Jornalismo Científico do Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo. Atualmente é presidente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde.

Como divulgador científico, o Prof. Sabbatini iniciou suas atividades em 1981, na área de informática, e posteriormente, de ciência em geral, especialmente medicina. Foi colaborador permanente das revistas Microsistemas, VideoNews, Medicina Social, Jornal da Associação Médica Brasileira, Caderno de Informática da "Folha de São Paulo" e Caderno de Empresas do jornal  "O Estado de São Paulo", entre outros. Desde 1989 é colunista semanal de ciência e de informática do jornal  "Correio Popular", de Campinas. Fundou e foi editor responsável da  "Revista Brasileira de Informática em Saúde" e "Informédica". Atualmente é editor responsável das revistas  "Informática Médica" e "Intermedic", editor associado da revista on-line "Cérebro & Mente/Brain & Mind" e colaborador permanente das revistas  médicas  "Check-Up" e "Médico Reporter". É pioneiro e tem grande experiência em editoração de revistas eletrônicas, sendo o fundador e diretor técnico do Grupo e*pub de Publicações Eletrônicas em Medicina e Biologia do NIB/UNICAMP.

O Prof. Sabbatini recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica do CNPq em 1995 por suas atividades na área. É membro da Associação Brasileira de Jornalismo Científico, da Associação Brasileira de Editores Cientificos e da American Association of Science Writers. Tem mais de 1500 artigos de divulgação científica publicados em revistas, jornais e na Internet.
 

Torne-se Sócio

Para tornar-se Sócio é fácil: se você acha que se enquadra no perfil de interesse e atividades da SBCR, vá até a página de inscrição e preencha os dados individuais do formulário on-line, enviando-o pela Internet. Seu pedido será avaliado e você receberá uma resposta por email.

A inscrição é gratuita, assim como a participação na Sociedade. Por enquanto não há anuidades a serem pagas ou documentos a serem enviados, pois a SBCR é inteiramente virtual. Ao se inscrever como associado, automaticamente você ficará inscrito em uma Lista de Discussão disponivel apenas para os membros da SBCR, e na qual serão discutidos assuntos relacionados aos objetivos da nossa Sociedade

Clique aqui para realizar a inscrição on-line.


 Escreva para a Sociedade, dando a sua sugestão!


Volta para a página principal da SBCR.


Última atualização: 21 Fev 2012
Desenvolvido e hospedado por

Hosted by WebPraxis