Sociedade Brasileira de Céticos e Racionalistas
Artigos sobre Pseudociência e Racionalismo Científico


Principal | O Que éAssocie-seLista de discussão | Artigos | Links | Contato

 
 
  Veja também: Citações CéticasA Basic Bibliography on Skepticism 

Os artigos abaixo foram escritos por membros da Sociedade Brasileira de Céticos e Racionalistas e versam sobre temas de combate à pseudociência, ceticismo e racionalismo científico.  Os artigos novos colocados desde a data de atualização anterior são marcados com 

As opiniões são exclusivamente dos autores e não são endossadas necessariamente pela SBCR e seus diretores. Se você quiser contribuir com algum artigo para este índice, por favor envie por email o link ou o artigo completo para a SBCR.

Ciência e Ceticismo

Ávida Credulidade
A maneira com que as mídias de massa funcionam, favorece ao extremo a credulidade baseada no princípio do "post hoc"e outras patologias do raciocínio, típica deste final de século.
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
Uma Sociedade de Céticos
A presença de temas de ocultismo, esoterismo, paranormalidade, abordagens "alternativas", crendices, mitos, etc. têm crescido fortemente na mídia. Nos Estados Unidos e Europa existe uma longa tradição de "debunking", como eles chamam essa atividade de desmistificação e denúncia da pseudociência. Este artigo contém uma proposta de fazer algo no Brasil.
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
Ciência e integridade jornalística
Infelizmente os jornalistas e editores não hesitam em comprometer sua própria integridade e a de seus órgãos de comunicação social ao fazerem reportagens constantes com "alternativos" e "esotéricos", dando credibilidade aos mesmos por meio de uma linguagem sensacionalista e acrítica. A mídia deveria ser mais responsável e íntegra, marcando claramente o que é ciência e o que é crença sem base científica.
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
Superstições de Ano Novo
Elas são uma prova de que a mente humana é uma máquina lógica imperfeita. Nossa psique é constantemente vítima de enganos, levando-nos a acreditar em coisas que o método cientifico facilmente comprova como sendo falsas. Ele é a nossa única garantia de que podemos chegar ao que se convencionou chamar de "verdade".
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
Quando a Irracionalidade Triunfa 
Toda vez que uma nova tecnologia alcança uma certa massa crítica e fica muito visível para a população, medos irracionais se instalam.  A última paúra, agora, diz respeito às cada vez mais ubíquas redes WiFi (redes de comunicação de dados wireless, ou sem fio, que utilizam ondas de rádio na faixa de 2,4 a 5.7 gigaherz (GHz).
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
A Rede Globo e o Psicopata 
O programa “Fantástico” levado ao ar pela Rede Globo de Televisão marcou um novo recorde de baixaria disfarçada de ciência na televisão brasileira. Seguindo uma orientação sensacionalista, misturada com esoterismo barato e uma total quebra das normas éticas de uma mídia que se diz responsável, a matéria entrevistou  Francisco Pereira, o confesso “Maníaco do Parque”, que assassinou com requintes de crueldade e aberração psíquica um número estimado de 12 jovens mulheres em São Paulo.
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
Pavores de Fim de Século
A Internet, o último recurso dos que não têm voz, está inundada de toda sorte de informações sobre o final catastrófico que se aproxima para a espécie humana e o planeta. A escolha das catástrofes é ampla, e nem sempre são seitas malucas que divulgam essas informações.  Esses boatos são típicos da "corrente paranóide" que atravessa atualmente toda a Internet, devido à grande facilidade de espalhar textos apócrifos. Partem de grupos ou pessoas que acreditam piamente em conspirações, segredos terríveis, complôs para destruir tudo, etc., a maior parte totalmente inventados.
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
Proibindo a Verdade
Tristeza e revolta foram os sentimentos predominantes entre os educadores e cientistas de todo mundo, no final da semana passada, com a decisão do Conselho Estadual de Educação de Kansas de eliminar o estudo da teoria da evolução nas escolas públicas do estado. Este é o resultado desastroso de uma estratégia de longo prazo dos cristãos fundamentalistas dos EUA de tomar o poder nos conselhos educacionais de varios estados americanos, com a finalidade de dar status igual à sua fé religiosa na Criação do mundo e do homem, segundo a Bíblia, em relação à teoria científica de Charles Darwin sobre a origem das espécies.
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
O Grande Alinhamento
Um cenário dantesco de destruição em grande escala da Terra era  a previsão de um "especialista" norte americano, como conseqüência do alinhamento do sol e vários planetas. Logicamente, nada disso ocorreu: foi apenas mais uma das previsões furadas dos esotéricos e catastrofistas de plantão que tem insistido na tese de que as forças gravitacionais somadas dos planetas à do sol ou da lua poderiam ser o gatilho de amplas transformações.
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
Esoterismos Quânticos
Por ser tão cheia de mistérios, a teoria quântica tem sido invocada por leigos e até por alguns cientistas para tentar "explicar" fenômenos supostamente existentes, como telepatia, psicocinese, reincarnação, inconsciente coletivo, vida após a morte, universos paralelos, e até extraterrestres. Alguns, famosos, como o genial físico britânico Roger Penrose, têm proposto teorias totalmente estapafúrdias sobre o papel dos fenômenos quânticos na gênese da consciência, e escrito tratados e artigos pretensamente sérios sobre o assunto. Pelo fato de serem cientistas bem sucedidos em suas áreas de pesquisa, adicionam um peso muito grande às suas posições, impressionando leigos e a imprensa com suas posições.
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
Ceticismo Redux
Ceticismo é um movimento filosófico e moral que objetiva colocar em dúvida tudo aquilo que não pode ser comprovado pela ciência e pela razão. Neste artigo é feito um balanço do movimento cético brasileiro, desde a chamada de criação da SBCR, no artigo Uma Sociedade de Céticos, publicada em 1998. 
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
Analfabetismo Científico
O conceito de quem é analfabeto nas sociedades desenvolvidas está mudando rapidamente. No Brasil, para nós, analfabeto ainda é a pessoa que não "tem as letras", ou seja, não sabe ler e escrever.coisa se agrava quando usamos o conceito de analfabetismo funcional. Mas um dos analfabetismos mais sutis e que mais estragos causa é o analfabetismo científico, ou seja, a ignorância sobre os conhecimentos mais básicos de ciência e tecnologia que qualquer pessoa precisa ter para "sobreviver" razoavelmente em uma sociedade moderna.
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
 O Dólar, Pseudociência e as Massas
Será que a Economia é uma pseudociência? Recentemente, um jornal publicou uma matéria mostrando que 90% das previsões feitas por economistas brasileiros e americanos se revelaram total ou parcialmente erradas. Não conseguiriam errar tanto nem se jogassem uma moeda para o alto. Falando seriamente, então, acho que podemos contestar ou a eficácia da Economia como ciência (pelo menos a macroeconomia, para não sermos injustos), ou a incompetência de seus especialistas. 
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD

Ciência, Religião e Paranormalidade

Aparições de Deus
Hoje se pode comprovar que visões sobrenaturais, entre elas as divinas e satânicas, aparecem para pessoas com alterações cerebrais. Se o cérebro daqueles indivíduos estivessem com um funcionamento normal, Deus e demônio jamais viriam incomodar aquele suposto enviado de Deus.
Autor: Silvia Helena Cardoso, PhD
Desmistificando um Paranormal
Uri Geller continuaria a ser visto e admirado por todo o mundo como um homem com poderes extranormais, não fosse a descrença de alguns estudiosos céticos, que decidiram investigar mais de perto os poderes de telepatia e telecinesia. Um desses céticos, o ilusionista norte-americano James Randi, demonstrou a facilidade com que se pode ludibriar pesquisadores honestos e pouco desconfiados.
Autor: Silvia Helena Cardoso, PhD
Jesus Ressuscitou? 
Crenças religiosas ou intuições cientificas sobre os chamados fenômenos sobrenaturais, como visões de Deus e ressurreição de Cristo, que não foram comprovadas por métodos adequados ou por rastros consistentes deixados na história, estão sendo severamente criticadas por filósofos, cientistas e historiadores contemporâneos, que acreditam que estes fenômenos podem e devem ser explicados através de bases racionais.No caso da ressurreição de Cristo, estudiosos da Bíblia procuram traços históricos de uma figura que não deixou marcas na era contemporânea. .
Autor: Silvia Helena Cardoso, PhD
Milagres Acontecem?
Na ânsia do sensacionalismo e do furo, jornalistas e editores mal-informados anunciam quase que diariamente milagres médicos, como se fossem uma realidade disponível já na semana seguinte. Acredito que fazem isso, não por má-fé, mas por simples desconhecimento da dinâmica das descobertas médicas, e das complexas vias e mecanismos necessários para transformar uma simples curiosidade de em um produto concreto.
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
O Sudário e a Ciência
O Sudário de Turim é um dos artefatos mais estudados da história da ciência. Muitos acreditam ser o pano de linho comprado por José de Arimatéia e usado para envolver o corpo crucificado de Cristo. Pessoas mais céticas pensam que o Sudário nada mais é do que uma falsificação muito bem feita, datada da época medieval. Este artigo examina a evidência
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
Os Ateus São Pessoas Más? 
Recentemente a Igreja Católica iniciou uma campanha cerrada contra o que denominou de “valores ateus” e suas supostas conseqüências. Um bispo brasileiro, exagerado, chegou a afirmar publicamente que “os ateus são pessoas más”, possivelmente porque muitos religiosos acreditam que a religião é a única fonte da moral. Logo…. ateus não têm moral. Mas não têm mesmo? Os ateus são em média mais imorais e maus do que os que têm religião? A evidência científica aponta que parece ser justamente o contrário…
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD

Medicina Alternativa

Curas milagrosas e a Medicina
A recente beatificação de um brasileiro trouxe à tona o debate sobre o que seria uma cura milagrosa à luz do conhecimento médico, e do que o próprio Vaticano define como sendo um milagre. O que foi um milagre no passado continuaria sendo um milagre hoje ? Se um milagre é relativo, então não existe milagre.
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
Porque a Homeopatia Funciona
De vez em quando a imprensa é invadida por algumas polêmicas que extravasam o domínio contido e sizudo das academias e associações científicas médicas. Uma delas é a real eficácia dos medicamentos homeopáticos, e se a medicina convencional deveria respeitar a homeopatia como uma ciência de verdade, ou desprezá-la como um dentre os inúmeros ramos. Primeiro artigo de uma série de quatro, que abriu o debate (veja os próximos títulos).
Veja também um site da mesma autoria  "A Homeopatia Funciona ?", com bibliografia adicional.
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
Medicamentos e Pesquisa Científica
A comprovação científica da eficácia de um medicamento é um processo muito, muito sério na medicina, e que consome milhões de dólares até que obtenha permissão para ser comercializado. A medicina homeopática escapa deste aparato de comprovação e fiscalização, baseado em princípios estritamente científicos, e isso é altamente indesejável para a saúde da população. É injusto também, e até perigoso.
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
A Homeopatia como Ciência
Uma extensa pesquisa no mais completo índice de publicações científicas em Medicina revelou que, dos mais de 4,5 milhões de trabalhos publicados em mais de 10 mil revistas médicas e biológicas desde 1972, foram encontrados apenas 61 trabalhos de pesquisa em homeopatia que obedecem o padrão científico aceitável para a determinação objetiva do efeito de um medicamento. Destes, apenas quatro mostraram haver algum efeito !
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
A Homeopatia na Encruzilhada
O ponto principal da argumentação de defesa dos homeopatas é que ela não quer brigar no mesmo terreno que a alopatia, pois propõe e implementa um modelo diferente de medicina. Nada de errado aí, acho mesmo que o modelo de atenção da homeopatia tem muitos méritos. O homeopata se orgulha de gastar uma hora e meia com o paciente na primeira consulta, de examinar o paciente de forma completíssima, etc., e os pacientes, evidentemente, adoram.
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
Alternativas à Medicina
A chamada "medicina alternativa" é uma mistura perigosa e incoerente de abordagens místicas e pseudocientíficas. Porque algumas funcionam ?
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
A Medicina Proibida
Em setembro de 1998, o Conselho Federal de Medicina, o órgão oficial que regulamenta e fiscaliza a prática profissional da medicina no Brasil, finalmente tomou uma decisão que já se fazia extremamente necessária: proibiu a prática das chamadas medicinas alternativas que não têm fundamentação científica para os procedimentos e resultados que apregoa.
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
Quando a Verdade Não Conta
Bons cientistas e bons políticos sabem que ciência e política não podem ser misturadas. A busca da verdade científica precisa ser totalmente livre de pressões econômicas, sociais e religiosas. Quando isso não acontece, a verdade sai prejudicada, bem como tudo que dela decorre. Um bom exemplo das colisões e infortúnios que ocorrem quando esses princípios são desrespeitados pela sociedade é o famoso caso dos implantes mamários de silicone, acusados, sem base científica, de causarem um monte de doenças.
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
Cosméticos Enganadores
A imprensa mundial nesta semana deu grande destaque a pesquisas que demonstram que a maior parte dos produtos de beleza, como cremes e loções para a pele e os cabelos, contêm alegações infundadas sobre seus efeitos benéficos. Em outras palavras: apesar de misturarem vitaminas, algas, extratos de embrião, ácidos, etc. aos constituintes básicos dos seus produtos, não existem evidências científicas de que realmente funcionem.
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
Acupuntura Funciona?
Na China e em outros países orientais, a acupuntura faz parte de uma extensa cultura tradicionalistaá. Mas, transplantada para o ocidente unicamente como mais uma técnica de diagnóstico e tratamento, ou seja, como uma espécie de "bala mágica" para os milhões de pacientes desencantados com a ineficácia e a agressividade da medicina curativa ocidental, ela se descaracterizou.
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD

Escreva para a Sociedade, dando a sua opinião, fazendo perguntas ou enviando sua contribuição!


Volta para a página principal da SBCR


Última atualização: 21 Fev 2012
Desenvolvido e hospedado por

Hosted by WebPraxis